CAPS - Centro de Atenção Psicossocial
CAPS
Centro de Atenção Psicossocial

O que é CAPS?

O primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Brasil foi inaugurado em março de 1986, na cidade de São Paulo: Centro de Atenção Psicossocial Professor Luiz da Rocha Cerqueira, conhecido como CAPS da Rua Itapeva. A criação desse CAPS e de tantos outros, com outros nomes e lugares, fez parte de um intenso movimento social, inicialmente de trabalhadores de saúde mental, que buscavam a melhoria da assistência no Brasil e denunciavam a situação precária dos hospitais psiquiátricos, que ainda eram o único recurso destinado aos usuários portadores de transtornos mentais. (BRASIL, 2004)

Os CAPS, Centro de Atenção Psicossocial, são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu território, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida quotidiana de usuários e familiares. (BRASIL, 2013).

Na lei 10.216, de 6 de Abril de 2001, que fala sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, tem no artigo 2º orientações a respeito dos atendimentos em saúde mental, de qualquer natureza, a pessoa e seus familiares ou responsáveis. São direitos da pessoa portadora de transtorno mental:
I - Ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades;
II - Ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade;
III - Ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração;
IV - Ter garantia de sigilo nas informações prestadas;
V - Ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária;
VI - Ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis;
VII - Receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento;
VIII - Ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis;
IX - Ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.
Classificalção e descrição dos CAPS:
CAPS I, CAPS II e CAPS III - Serviço de atendimento diário de adultos com transtornos mentais severos e persistentes.
CAPS i - Serviço especializado para criança, adolescentes e jovens até 25 anos com transtornos mentais severos e persistentes.
CAPS AD - Para usuários de álcool e drogas, para atendimento diário à população com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas. Esse tipo de CAPS possui leitos de repouso com a finalidade exclusiva de tratamento de desintoxicação.
Atividades comuns nos CAPS:
Tratamento medicamentoso
Atendimento a grupo de familiares
Atendimento individualizado a famílias
Orientação
Atendimento psicoterápico
Atividades comunitárias
Oficinas culturais
Visitas domiciliares
Desintoxicação ambulatorial
Procure e ache CAPS onde deseja.
Selecione o Estado:
Selecione o Município:
Selecione o Bairro:
Estado: - Município:
Bairro:
Quantidade de CAPS:
Bairro Nome
Fonte(s):
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde
Portal da Educação